É muito comum o ansioso não ter paciência para escutar. Só quer falar. Se somos ansiosos, podemos adicionar um hábito bem fácil, e que vai nos ajudar a escutar e falar menos:
– Fazer pelo menos duas perguntas sobre o assunto a quem está falando. Dessa forma começaremos a nos controlar e prestar atenção, pois teremos que fazer perguntas… Além de nos ajudar no autocontrole, passamos a mostrar mais respeito a quem está falando.
Essa dica podemos passar aos ansiosos, que também não tem paciência de nos escutar. E se a pessoa que está falando é ansiosa e não para de falar?
– Vamos fazer as perguntas. Mas na segunda pergunta, finalizamos dizendo que depois da resposta nós queremos falar sobre um assunto… Assim o ansioso nos passará a palavra.
E quando ocorre transtorno de ansiedade, o que fazer?
– Eu gosto da ideia de que as pessoas busquem Psicanalistas ou Psicólogos para um tratamento de apoio. Em alguns casos Psiquiatras são importantes para entrarem com medicamentos (por um tempo) para baixar ansiedade. Indico também a importância em consultar o médico Neuro gastroenterologista. Creio que todos os pacientes com transtornos psicológicos devem ter um acompanhamento desse profissional.
Esse especialista trata do estudo das interacções entre o cérebro e o trato digestivo. E no caso do transtorno de ansiedade, ele está ligado a baixa produção natural de SEROTONINA. E a serotonina é produzida Sistema Nervoso Central e no trato gastrointestinal (intestino).
Cada vez mais a recuperação de transtornos psicológicos está ligada entre Psicanalistas e médicos que cuidam do segundo cérebro.
Escritor e Psicanalista
Jorge Luis Krolikowski