Não menospreze a sua rede de contactos, porque na hora de conseguir um emprego é dela que você vai depender. O sucesso profissional não é produto apenas do seu trabalho, sem ajuda dificilmente lá chegará. Ao longo da vida e da carreira vai necessitar de apoio. Por isso se ainda não têm uma lista organizada de ex-colegas que podem auxiliá-lo no seu percurso profissional, é altura de a fazer.
Organize-se!
Faça uma lista de ex-colegas
Quem incluir!
Todos os ex-colegas com quem estabeleceu contactos profissionais ou que trabalhem na mesma área que você, excepto aqueles em que não confie o suficiente para virem a tornarem-se seus contactos profissionais
Quando contactá-los?
Pelo menos uma vez por mês telefone, combine um almoço, uma ida ao cinema
O que deve dizer?
Conte-lhe as novidades no seu percurso profissional e mantenha-se a par do percurso profissional do seu colega
Peça-lhes conselhos, ajude-os se lhe pedirem, lembre-se que um dia poderão ser eles a ajudá-lo
O que não deve esquecer!
De colocar os contactos, as datas importantes como aniversários, comemorações especiais, tudo o que for relevante na sua agenda
Lembre-se que os ex-colegas de trabalho e de escola são a sua rede de contactos, a sua ajuda pode ser preciosa para encontrar um novo emprego. Por isso antecipe o futuro, deixando de lado as formalidades no trabalho e construa relações de amizade duradoras. Para poder manter um vínculo com os seus colegas, mesmo depois de deixar o local de trabalho partilhado. As relações de amanhã começam a construir-se hoje.
Não se isole, recrie constantemente a sua comunidade de ex-colegas. Através deles pode reencontrar amigos comuns, relembrar bons momentos e projectar contactos futuros.
Se estiver desempregado ou houver uma vaga para si na empresa de um ex-colega, não hesite em marcar um encontro e expor a sua situação.
Faça valer a sua experiência profissional ou pelo menos a imagem que deu ao seu colega de bom profissional. Mostre-lhe o seu currículo.
Não se envergonhe, se a pessoa confiar no seu trabalho de certeza que vai ajudá-lo.
Se o seu ex-chefe, ex-colega lhe ajudar a ser aceite numa empresa não se esqueça de agradecer a atenção e a ajuda. Coloque-o a par das evoluções ao longo da sua carreira e especialmente naquele emprego que ele lhe arranjou.
Como vê a rede de contactos é fundamental para o orientar no mercado de trabalho e só ela pode dar-lhe acesso a novas oportunidades.
Não deixe desenvolverem-se maus ambientes de trabalho, esforce-se por deixar atrás de si um conjunto de pessoas que o respeitam, admiram e lhe reconheçam competência profissional.
Dispense algum do seu tempo a conversar, sair, ouvir ou simplesmente a telefonar aos seus ex-colegas. Se você não se esquecer deles, vai ver que eles também não se esquecem de si.